Actualidade

  01 de Novembro de 2020  |   39 visitas

O livro - Jubileu Da Santa Casa Da Misericordia De Paris

est en ligne?


O livro - Jubileu Da Santa Casa Da Misericordia De Paris

Le livre est en ligne. Ici.

 

A Santa Casa da Misericórdia de Paris, para celebrar o Jubileu dos 25 anos da sua criação, publicou em novembro de 2019, o livro “Jubileu da Santa Casa da Misericórdia de Paris - 25 anos a praticar a solidariedade em prol dos mais carenciados”, com a chancela das Editions Chandeigne (Paris). Devido à situação sanitária a sua apresentação e divulgação só agora pode ser concretizada.


A obra começa por relatar a organização e evolução da assistência em Portugal, desde a fundação do Reino até à criação da Misericórdia de Lisboa, em 15 de agosto de 1498 e a implantação desta instituição através de todo o território nacional a partir do século XV e, finalmente, nas comunidades da diáspora lusa, a primeira das quais em Paris (1994).


Todavia, esta obra é sobretudo o testemunho das iniciativas levadas a cabo nestas duas décadas e meia, alertando para um conjunto de questões sociais esquecidas nas discussões e respostas públicas.

Ao longo destes 25 anos, a instituição desenvolveu um trabalho essencial, sobretudo na recolha e distribuição de géneros alimentícios junto dos mais carenciados e no acolhimento social. Além do acompanhamento de reclusos, de enfermos e de pessoas e famílias na solidão. Assim como, na organização de cerimónias fúnebres de compatriotas sem laços familiares.